Metamerismo de iluminancia é a forma de metamerismo mais comum. Dá-se quando duas amostras coincidem quando são vistas baixo um tipo de luz, mas não coincidem quando são iluminadas por outra fonte de luz diferente.
Metamerismo geométrico dá-se quando duas amostras coincidem vistas por um determinado ângulo de visão, mas não coincidem ao variar este ângulo. Dá-se em amostras cujo espectro de reflectãncia seja dependente do ângulo de visão.
Metamerismo de observador ocorre por causa de diferenças na visão em cor entre vários observadores. Com frequência estas diferenças têm uma origem biológica, como, por exemplo, que duas pessoas tenham diferentes proporções de cone (célula)|cones]] sensíveis à radiação de longitude de onda longa e de cones sensíveis a radiações de longitude de onda mais curta.
Metamerismo de campo dá-se porque a proporção dos três tipos de cones na retina não varia só entre observadores, senão que para um mesmo observador esta proporção varia inclusive dentro de sua posição dentro da mesma. Assim, um objecto luminoso de pequeno tamanho pode iluminarsó a parte central da retina, onde poderiam estar ausentes os cones sensíveis às radiaciones de longitude de onda longa (ou média ou curta), mas ao incrementar o tamanho de dito objecto, aumenta a parte da retina alumiada, activando cones sensíveis a radiaciones de longitude de onda longas (ou médias ou curtas), mudando por tanto a percepção subjetiva da cor desse objecto. Por tanto é possível que dois objectos que apresentem a mesma cor a uma distância, a outra distância diferente apareçam de cor diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário