Quando a palavra "dimensionalidade" é usada em ciências da cor, que normalmente significa a dimensionalidade da visão de cores de diversos animais.
Os seres humanos são tricromáticos, pois a maior parte tem três tipos de foto-receptores na retina que respondem às luzes de comprimentos de onda diferentes, em três diferentes maneiras, três tipos básicos (primário) de cores (vermelho, verde e azul), sendo necessário para fazer uma cor "branca", através da mistura aditiva de cores. Ao contrário de seres humanos, alguns animais, como um rato são consideradas monocromáticos, ou seja, eles podem diferenciar as cores somente em uma dimensão, como pessoas que não conseguem distinguir cores, podem discriminar cores somente através de seu brilho e ver todas as cores como se fosse "preto", "cinza" ou "branco".
As abelhas são capazes de discriminar a parte ultravioleta do espectro, que é completamente invisível para os seres humanos. Embora a visão de cores das abelhas é considerado tricromáticas e neste sentido a estrutura do espaço de cores das abelhas é semelhante à dos seres humanos, as suas cores evem ser considerados como incomensurável com os dos seres humanos.Como uma de suas cores primárias inclui fatores que são invisíveis aos seres humanos, cada cor, que é constituído por esta cor primária também deve ser considerado como diferente de cores de seres humanos, mesmo que muitas cores dos seres humanos e "cores" das abelhas se sobrepõem em uma ampla gama do espectro. Além disso, as abelhas usam um olho composto e luz polarizada para discriminar tarefa. Nesse sentido, fotografias ultravioleta das flores, que são por vezes utilizados para mostrar as características que são visíveis para as abelhas e as invisíveis aos seres humanos, é um pouco enganador, pois eles não mostram exatamente como as flores olham para as abelhas.
Em qualquer caso, parece haver nenhuma dificuldade em assumir fundamental que outras espécies deste tipo vivem em um mundo de cores que é fundamentalmente diferente do nosso mundo de cor.O pressuposto básico desta forma de conceber a visão de cores é que a visão de cores dos animais é desenvolvida através do processo evolutivo de adaptação a determinados ambientes em que vivem e que, portanto, ele tem uma validade ecológica, quer se trate de discromatopsias ou tetracromática, ou qualquer parte do espectro que responder.
Este conceito de multidimensionalidade, é na verdade um conceito ecológico de "multidimensionalidade" das cores.Uma das conseqüências mais interessantes derivadas dessa visão da cor é que as funções da visão de cores são diferentes em animais diferentes, o que significa, em outras palavras, que não existe uma única propriedade que todos os animais com visão de cor detectar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário